Nosso Blog

Mantenha-se atualizado

Pontas duplas

Você sabe qual é o real significado de pontas duplas? Não? Então embarque nessa leitura e aprenda o que de fato é uma ponta dupla!

Grande parte das pessoas pensam erroneamente que ponta dupla é um fio de cabelo com duas pontas. Mas na verdade a ponta dupla nada mais é do que um cabelo quebradiço e ressecado! Neste pequeno artigo, falarei sobre esse assunto explicando com detalhes essa anomalia capilar que assombra as mulheres e também aos homens e para melhor entender é necessário lhe explicar a anatomia do fio de cabelo.

O fio de cabelo é separado em três camadas distintas que são elas: cutícula, córtex e medula!

CUTÍCULA: A cutícula é uma espécie de capa protetora do fio, assemelha-se às escamas de peixe. Ela é a primeira camada da estrutura capilar!

CÓRTEX: O córtex é a camada localizada logo abaixo da cutícula. Ele é o responsável pela resistência do fio e quando o cabelo recebe um produto de pH alcalino ou ácido ele se mantém elástico permitindo que o fio dobre de tamanho e retorne ao estado normal sem se danificar!

MEDULA: A medula é a camada mais interna do fio e está diretamente ligada ao bulbo. É o cerne da estrutura capilar, ou seja, o centro da força do fio que tem como função distribuir nutrientes até as pontas, além de ser responsável pela termorregulação!

Agora que já conhecemos toda a anatomia do fio, posso lhe afirmar que qualquer dano causado ao córtex terá como consequência os fios quebradiços e as pontas duplas. Mas como que se dá isso? Bom, o que pode causar danos ao córtex são as ações mecânicas em demasia como por exemplo: secador e prancha (chapinha) em altas temperaturas, assim também como os pentes e escovas com dentes e cerdas estragadas. Caso os danos consigam alcançar a medula, teremos como resultado a perda do bulbo capilar, uma vez que eles estão diretamente interligados como já mencionei acima. Antes de escovar ou fazer a chapinha, é ideal que se use um leave-in para estender a proteção do fio, assim também temos pomadas modeladoras que auxiliam nessa proteção no dia a dia!

Por Derik Warwick, 25 de maio de 2020.