Nosso Blog

Mantenha-se atualizado

Óleo de Melaleuca (Tea Tree): o que é e quais seus benefícios?

Melaleuca alternifolia, também conhecida como Tea Tree, é uma pequena árvore que tem origem na Austrália. A partir de suas folhas, é extraído então o óleo essencial amplamente utilizada como agente terapêutico tópico. O uso medicinal do óleo está ligado a ação anti-inflamatória e antimicrobiana.

Quais seus benefícios?

O uso da melaleuca e de seu óleo é ancestral e começou com os povos indígenas australianos, que usavam o composto de diferentes maneiras em uma série de tratamentos. Tosses, resfriados, dores de garganta, feridas e doenças de pele entram nessa lista.

Há mais ou menos um século, passou-se a reconhecer a tea tree como opção para tratamentos medicinais alternativos. Atualmente, a substância tem destaque por sua ação antibacteriana tópica. Traduzindo: seu óleo funciona como um agente de limpeza para a pele. É por isso – e pelo fato de ser capaz de reduzir inflamações – que se tornou tão adorado para o tratamento da acne! Além disso, pode ser eficaz no combate às infecções por fungos, como micoses e pés de atleta.

por: @coisas de diva